Palestrantes

Palestra de abertura:

 

 

REGINA HELENA FERRAZ MACEDO (Universidade de Brasília) 

 

Tem experiência em ecologia comportamental, com ênfase em evolução da socialidade, seleção sexual, e investimento parental. Atua principalmente nos seguintes temas: compreensão do comportamento em contextos ecológico-evolutivos, além da compreensão dos mecanismos mais imediatos endocrinológicos e de parentesco genético.

Título da palestra: "Ciclos de Vida: Pesquisas, Pássaros e Pincéis"

 

Conferências:

LEANDRO BUGONI (Universidade Federal de Rio Grande - FURG)

 

Professor da Universidade Federal de Rio Grande - FURG e coordenador do Laboratório de Aves Aquáticas e Tartarugas Marinhas. Editor-chefe da Ornithology Research, revista da Sociedade Brasileira de Ornitologia. Tem trabalhado em pesquisas sobre a ecologia e conservação de aves marinhas, tanto a partir de estudos nas ilhas onde reproduzem, quanto nas praias de descanso ou onde são encontradas mortas, além de estudos no mar a bordo de embarcações, ou através de rastreamento remoto.

Título da palestra: "Estudos recentes e perspectivas sobre a ecologia e conservação das aves marinhas no Brasil"

PETER MARRA (Georgetown University, EUA)

 

Director of the Georgetown Environment Initiative; Laudato Si’ Professor of Biology and the Environment & Professor McCourt School of Public Policy, Georgetown University, Washington, D.C. Busca compreender como os agentes de mudança global influenciarão a ecologia, evolução e conservação de aves migratórias.

Título da palestra: "Studying birds in the context of the full annual cycle"

SCOTT EDWARDS (Harvard University, USA)

 

Professor of Organismic and Evolutionary Biology. Curator of Ornithology, Museum of Comparative Zoology, Harvard University.

Título da palestra: “Gene regulatory evolution and loss of flight in birds”

 

Palestras confirmadas:
 

 

ALEX JAHN (Indiana University, EUA)

 

Tem experiência em ecologia de movimento de aves. Ao combinar informações sobre os padrões de movimento, ecologia e fisiologia das aves, com dados ambientais como clima, hábitat e doenças, pretende desenvolver uma melhor compreensão de como as aves podem servir como sentinelas de mudança em um planeta em rápida mudança. A pesquisa é realizada em diferentes regiões das Américas, a fim de desenvolver uma compreensão generalizada desses processos através dos hemisférios.
Título da palestra: "Insights from the movement ecology of birds, from the individual to ecosystem level"

 

CECILIA KOPUCHIAN (CECOAL- CONICET, Argentina)


Her research interests include understanding the processes that shape population and species divergence in Neotropical birds for Southern South-America, both to answer basic questions in evolutionary biology and to design effective conservation and management strategies. Her current research focuses on the role of geographic barrier for bird speciation, and in conservation genetics of endangered species of grassland in south Neotropical birds.

Título da palestra: “Rivers, Mountains and Islands: exploring the role of geographic barriers in avian speciation in Southern South America”

ELIZABETH HÖFLING (Museu de História Natural de Taubaté)

Sua experiência está centrada em anatomia comparada e funcional de vertebrados, sistemática e biologia de aves, além de paleontologia. A análise de padrões locomotores associada à ocupação de diferentes habitats tem trazido subsídios à compreensão de inúmeras adaptações e aspectos evolutivos. As pesquisas desenvolvidas têm como enfoque principal os vertebrados neotropicais.

Título da Palestra: “Marchar, correr ou saltar? Evidências sobre a história evolutiva das aves”

GLAUCIA DEL-RIO (Louisiana State University, EUA)

 

Possui experiência com taxonomia, ecologia e história natural de aves brasileiras. Agora em seu doutorado, está usando genomas completos para entender como as espécies de aves surgem e se mantém na região mais biodiversa do mundo, a Amazônia.

Título da palestra: "Especiação de aves na Amazônia: novas ideias escondidas nos genomas"

 

 

 

 

GLAYSON ARIEL BENCKE (Museu de Ciências Naturais, SEMA/RS)


Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ornitologia. Coordenou os processos de elaboração e revisão da lista de espécies da fauna ameaçada de ex­tinção no Rio Grande do Sul e a organização do respectivo Livro Vermelho. Contribui com o Ministério do Meio Ambiente e organizações internacionais na elaboração e execução de planos de ação para espécies de aves ameaçadas. Atualmente, atua na iniciativa internacional Alianza del Pastizal para a conservação dos campos naturais em propriedades privadas do Pampa.

Título da palestra: "Desafios e oportunidades da conservação de aves em terras privadas: o exemplo da Alianza del Pastizal no Pampa gaúcho"

 

 

GUILHERME TAVARES NUNES (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

 

Possui experiência com processamento de amostras biológicas e análises de dados moleculares, isotópicos, morfológicos, e geoespaciais, utilizando técnicas estatísticas que integram informações das diferentes ferramentas de estudo. Tem interesse em estudos de ecologia e evolução utilizando aves marinhas como modelos. Tem utilizado diversas ferramentas de pesquisa para entender aspectos de ecologia populacional, como conectividade, uso do espaço, e interações tróficas.

Título da palestra: "O que as aves fazem quando não estamos vendo: biologging aplicado à ornitologia"

KRISTINA COCKLE (Instituto de Biologia Subtropical, CONICET)


Possui interesse em investigar a vida das aves e como elas interagem com o seu mundo, na Mata Atlântica, florestas temperadas e campos. Um dos seus principais objetivos é entender e conservar as redes ecológicas dinâmicas das aves que nidificam nas cavidades das árvores.

Título da palestra: "Nightlife in the grasslands of northern Argentina: ecology of two declining aerial insectivores"

 

 

MARIANA VALE (Universidade Federal do Rio de Janeiro)


Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biogeografia da Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: distribuição e conservação de espécies; padrões de diversidade em escala geográfica; mudanças climáticas e de uso da terra; ambientes terrestres e costeiros; aves e mamíferos; Mata Atlântica e Amazônia. É Coordenadora da sub-rede de Biodiversidade e Ecossistemas da RedeCLIMA/MCTI, membro do Conselho Gestor do INCT em Ecologia, Evolução e Conservação (EECBio), pesquisadora associada no Laboratorio Internacional en Cambio Global (LincGlobal).

Título da palestra: "Saguis exóticos são realmente uma ameaça à avifauna?"

RENATA D. ALQUEZAR (Western University, Canadá )

 

Experiência em ornitologia, bioacústica, ecologia comportamental e conservação da biodiversidade. Atualmente, é post-doctoral fellow na Western University (Canadá), onde desenvolve pesquisa em parceria com a Universidade de Brasília.

Título da palestra: “Novas oportunidades para rastreamento isotópico de aves migratórias e animais traficados no Brasil”

 

 

RENATA STOPIGLIA (Universidade Estadual do Ceará)

 

Tem experiência em nomenclatura zoológica, taxonomia integrativa e taxonomia de grupos recentes. Atualmente é Pesquisadora de Inovação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde desenvolve o projeto de implantação do Museu de História Natural do Ceará, Prof. Dias da Rocha, em parceria com o Museu Nacional/UFRJ.

Título da palestra: "The trinominal nomenclature in Aves: an historical approach"

 

 

VALENTINA FERRETTI (Universidad de Buenos Aires)

 

Tem interesse na diversificação das histórias de vida das aves, incluindo padrões espaciais e temporais de variação nos sistemas de acasalamento e parâmetros de reprodução. Suas perguntas exploram a interface entre ecologia, comportamento, morfologia e evolução dos sistemas de acasalamento e biologia reprodutiva. Para tanto, utiliza ferramentas moleculares combinadas com observações de campo e experiências manipulativas para investigar os efeitos das variáveis ecológicas nos traços reprodutivos dentro e entre espécies.

Título da palestra: "Variation in extra-pair paternity: lessons learned from studying birds in South America"