Palestrantes

Palestra de abertura:

 

 

REGINA HELENA FERRAZ MACEDO (Universidade de Brasília) 

 

Tem experiência em ecologia comportamental, com ênfase em evolução da socialidade, seleção sexual, e investimento parental. Atua principalmente nos seguintes temas: compreensão do comportamento em contextos ecológico-evolutivos, além da compreensão dos mecanismos mais imediatos endocrinológicos e de parentesco genético.

Título da palestra: "Ciclos de Vida: Pesquisas, Pássaros e Pincéis"

 

Conferências:

LEANDRO BUGONI (Universidade Federal de Rio Grande - FURG)

 

Professor da Universidade Federal de Rio Grande - FURG e coordenador do Laboratório de Aves Aquáticas e Tartarugas Marinhas. Editor-chefe da Ornithology Research, revista da Sociedade Brasileira de Ornitologia. Tem trabalhado em pesquisas sobre a ecologia e conservação de aves marinhas, tanto a partir de estudos nas ilhas onde reproduzem, quanto nas praias de descanso ou onde são encontradas mortas, além de estudos no mar a bordo de embarcações, ou através de rastreamento remoto.

Título da palestra: "Estudos recentes e perspectivas sobre a ecologia e conservação das aves marinhas no Brasil"

PETER MARRA (Georgetown University, EUA)

 

Diretor da Georgetown Environment Initiative (GEI), Laudato Si ’Professor em Biologia e Meio Ambiente, e Professor na McCourt School of Public Policy, na Georgetown University, Washington, D.C. Busca compreender como os agentes de mudança global influenciarão a ecologia, evolução e conservação de aves migratórias.

Título da palestra: "Studying birds in the context of the full annual cycle"

SCOTT EDWARDS (Harvard University, USA)

 

Professor de Biologia Organísmica e Evolutiva. Curador de Ornitologia, Museu de Zoologia Comparada, Universidade de Harvard.

Título da palestra: “Gene regulatory evolution and loss of flight in birds”

 

Palestras confirmadas:
 

 

ALEX JAHN (Indiana University, EUA)

 

Tem experiência em ecologia de movimento de aves. Ao combinar informações sobre os padrões de movimento, ecologia e fisiologia das aves, com dados ambientais como clima, hábitat e doenças, pretende desenvolver uma melhor compreensão de como as aves podem servir como sentinelas de mudança em um planeta em rápida mudança. A pesquisa é realizada em diferentes regiões das Américas, a fim de desenvolver uma compreensão generalizada desses processos através dos hemisférios.
Título da palestra: "Insights from the movement ecology of birds, from the individual to ecosystem level"

AUGUSTO JOÃO PIRATELLI (UFSCar)


Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em ecologia e conservação de aves e efeitos da antropização, na perda de espécies de aves e funções ecossistêmicas. Orienta mestrado no Programa de Pós Graduação em Conservação da Fauna e Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, ambos na Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é editor associado da Revista de Biologia Neotropical, membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Ornitologia (conselho fiscal) e Editor do Boletim da Sociedade Brasileira de Ornitologia.
Título da palestra: “Aves urbanas: filtros e funções ecológicas"

 

CECILIA KOPUCHIAN (CECOAL- CONICET, Argentina)


Seus interesses de pesquisa incluem a compreensão dos processos que moldam a divergência de populações e espécies em aves neotropicais para o sul da América do Sul, tanto para responder a questões básicas em biologia evolutiva quanto para projetar estratégias eficazes de conservação e manejo. Sua pesquisa atual concentra-se no papel da barreira geográfica para a especiação de pássaros e na genética da conservação de espécies ameaçadas de pastagem no sul das aves neotropicais.

Título da palestra: “Rivers, Mountains and Islands: exploring the role of geographic barriers in avian speciation in Southern South America”

ELIZABETH HÖFLING (Museu de História Natural de Taubaté)

Sua experiência está centrada em anatomia comparada e funcional de vertebrados, sistemática e biologia de aves, além de paleontologia. A análise de padrões locomotores associada à ocupação de diferentes habitats tem trazido subsídios à compreensão de inúmeras adaptações e aspectos evolutivos. As pesquisas desenvolvidas têm como enfoque principal os vertebrados neotropicais.

Título da Palestra: “Marchar, correr ou saltar? Evidências sobre a história evolutiva das aves”

GLAUCIA DEL-RIO (Louisiana State University, EUA)

 

Possui experiência com taxonomia, ecologia e história natural de aves brasileiras. Agora em seu doutorado, está usando genomas completos para entender como as espécies de aves surgem e se mantém na região mais biodiversa do mundo, a Amazônia.

Título da palestra: "Especiação de aves na Amazônia: novas ideias escondidas nos genomas"

 

 

 

 

GLAYSON ARIEL BENCKE (Museu de Ciências Naturais, SEMA/RS)


Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ornitologia. Coordenou os processos de elaboração e revisão da lista de espécies da fauna ameaçada de ex­tinção no Rio Grande do Sul e a organização do respectivo Livro Vermelho. Contribui com o Ministério do Meio Ambiente e organizações internacionais na elaboração e execução de planos de ação para espécies de aves ameaçadas. Atualmente, atua na iniciativa internacional Alianza del Pastizal para a conservação dos campos naturais em propriedades privadas do Pampa.

Título da palestra: "Desafios e oportunidades da conservação de aves em terras privadas: o exemplo da Alianza del Pastizal no Pampa gaúcho"

 

GUILHERME TAVARES NUNES (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

 

Possui experiência com processamento de amostras biológicas e análises de dados moleculares, isotópicos, morfológicos, e geoespaciais, utilizando técnicas estatísticas que integram informações das diferentes ferramentas de estudo. Tem interesse em estudos de ecologia e evolução utilizando aves marinhas como modelos. Tem utilizado diversas ferramentas de pesquisa para entender aspectos de ecologia populacional, como conectividade, uso do espaço, e interações tróficas.

Título da palestra: "O que as aves fazem quando não estamos vendo: biologging aplicado à ornitologia"

KRISTINA COCKLE (Instituto de Biologia Subtropical, CONICET)


Possui interesse em investigar a vida das aves e como elas interagem com o seu mundo, na Mata Atlântica, florestas temperadas e campos. Um dos seus principais objetivos é entender e conservar as redes ecológicas dinâmicas das aves que nidificam nas cavidades das árvores.

Título da palestra: "Nightlife in the grasslands of northern Argentina: ecology of two declining aerial insectivores"

RENATA D. ALQUEZAR (Western University, Canadá )

 

Experiência em ornitologia, bioacústica, ecologia comportamental e conservação da biodiversidade. Atualmente, é post-doctoral fellow na Western University (Canadá), onde desenvolve pesquisa em parceria com a Universidade de Brasília.

Título da palestra: “Novas oportunidades para rastreamento isotópico de aves migratórias e animais traficados no Brasil”

 

 

RENATA STOPIGLIA (Universidade Estadual do Ceará)

 

Tem experiência em nomenclatura zoológica, taxonomia integrativa e taxonomia de grupos recentes. Atualmente é Pesquisadora de Inovação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde desenvolve o projeto de implantação do Museu de História Natural do Ceará, Prof. Dias da Rocha, em parceria com o Museu Nacional/UFRJ.

Título da palestra: "The trinominal nomenclature in Aves: an historical approach"

 

 

VALENTINA FERRETTI (Universidad de Buenos Aires)

 

Tem interesse na diversificação das histórias de vida das aves, incluindo padrões espaciais e temporais de variação nos sistemas de acasalamento e parâmetros de reprodução. Suas perguntas exploram a interface entre ecologia, comportamento, morfologia e evolução dos sistemas de acasalamento e biologia reprodutiva. Para tanto, utiliza ferramentas moleculares combinadas com observações de campo e experiências manipulativas para investigar os efeitos das variáveis ecológicas nos traços reprodutivos dentro e entre espécies.

Título da palestra: "Variation in extra-pair paternity: lessons learned from studying birds in South America"